Ajustes, adaptações e intervenções básicas para alunos com TDAH
É fundamental lembrar-se que, com ou sem TDAH, cada aluno é único e tem necessidades distintas, assim, nem todos os itens serão necessários para todos os alunos.
É a dedicação do educador, a proximidade dele com cada aluno, que revelará quais e quantas destas dicas trarão o benefício esperado.
Ajustes e Adaptações Básicas
As configurações a seguir são essenciais para ajudar as crianças com TDAH na sala de aula:
- Reduzir as tarefas, torná-las mais curtas ou dividi-las em partes, etapas.
- Reduzir as tarefas escritas e de copiar.
- Facilitar alternativas distintas de avaliação: oral, com projetos especiais.
- Utilizar suportes complementares na classe como gravadores, calculadoras, computadores, papel carbono, etc.
- Pôr notas das datas em que devem ser entregues as tarefas e trabalhos.
- Complementar, reforçar instruções verbais com informação visual.
- Dar cópias das notas básicas dos capítulos.
- Modificar, simplificar o texto do livro de exercícios.
- Ter em casa uma cópia do texto da escola.
Ajustes e intervenções específicas
No ambiente
- Sentar-se na frente, perto do professor.
- Sentá-lo longe das distrações.
- Limitar as distrações visuais.
- Reduzir o nível de ruído quando necessária concentração.
- Fazer cartazes e guias para referência do aluno.
Organização
- Escrever as tarefas no quadro e explicá-las oralmente.
- Usar e seguir o calendário diariamente.
- Clarificar as tarefas no final do dia.
- Conferir com o professor ou parentes os materiais necessários para levar para casa.
- Dar-lhe materiais prontos para arquivar na pasta
- Ter pastas, cadernos, etc.,com divisões e cores diferentes.
- Ajudar a organizar a mesa e materiais.
- Codificar os textos e livros por cor.
- Colar uma lista na mesa de: “Coisas por fazer”.
- Dividir tarefas longas.
- Limitar a quantidade de materiais sobre a mesa da criança.
Comunicação e trabalho em equipe
- As comunicações diárias ou semanais devem ser assinadas pelos pais com gráficos e guias especiais que indiquem o comportamento e se os trabalhos estão completos.
- Comunicação telefônica frequente com os pais (Lembre-se de compartilhar as conquistas positivas e as preocupações).
- Encontros mais frequentes com os pais para construir uma equipe de trabalho com e para a criança.
- Compartilhar com outro professor suas conquistas, atividades, disciplina, trabalho em equipe.
- Fazer com que o aluno saiba que estamos interessados em ajudá-lo, dialogar sobre as suas necessidades e incentivar a comunicação aberta.
Gestão em sala de aula
- Aumentar a estrutura e o monitoramento dos comportamentos concretos.
- Definir com clareza as expectativas e as consequências (Verifique-as frequentemente).
- Ter proximidade física com o aluno, contato visual permanente.
- Ensinar apenas quando haja silêncioe todos estejam atentos.
- Elogiar comportamentos positivos.
- Utilizar cartas de progresso, contratos para melhorar o comportamento.
- Facilitar oportunidades de movimento e descansos frequentes.
- Dar apoio extra durante as transições e mudanças do dia.
- Permitir que o estudante participe da seleção das consequências e dos prêmios.
- Utilizar períodos de reforço curtos com avaliação constante.
Ensino e avaliação
- Dar tempo extra para processar informações (falar mais lentamente e dar mais “tempo para que o aluno pense e responda”).
- Aumentar a quantidade de exemplos, modelos, demonstrações e prática dirigida.
- Dar muitas oportunidades para trabalhar com companheiros ou em grupo pequeno.
- Oferecer oportunidades para verbalizar na aula, para expressar-se sem temor em um clima seguro sem temer o ridículo.
- Analisar o progresso e reforçá-lo: tarefas, trabalho em classe, etc.
- Utilizar técnicas multissensoriais.
- Propor projetos que permitam a criatividade e expressão.
- Permitir o uso de computadores, calculadoras, etc.
- Ajustar-se às dificuldades envolvidas nos trabalhos escritos por meio de:
a. Mais tempo disponível para completar.
b. Respostas orais.
c. Ditar as respostas, para que alguém as copie.
d. Permitir que os pais assinem o trabalho depois de algum tempo. - Repetir as instruções dadas.
- Destacar os pontos importantes do texto.
- Facilitar-lhe com diagramas e resumos da lição.
- Dar-lhe gravações com a leitura do texto.
- Usar técnicas de perguntas variadas para dar mais oportunidades de resposta.
- Fornecer guias simples, organizados, breves.
Fontes:
Sandra F. Rief M.A., Julie A. Heimburge – “How To Reach & Teach All Students in the Inclusive Classroom: Ready-to-Use Strategies Lessons & Activities Teaching Students with Diverse Learning Needs” J-B Ed: Reach and Teach – Paperback